top of page

Como Testar a Fonte ATX? - Teste Básico.

Atualizado: 17 de mar. de 2023

*Teste para Fontes ATX com Padrão de Cores.




Aprenda neste Tutorial em Vídeo a realizar um Teste Básico para Saber se a fonte atx do Pc está ligando. A Fonte é o componente responsável por fornecer toda a energia para os periféricos do Pc e por isso é muito importante saber realizar os testes corretos. Assista o Vídeo Abaixo com o instrutor Bruno Rodrigues - Gravação Realizada no Curso InfoBrap Centro RJ

Quer Saber Mais, adquirir conhecimento certo. Venha se capacitar conosco com aulas focadas na prática, acesse: https://www.cursoinfobrap.com.br/

Inscreva-se no Canal do Youtube e fique atualizado com nossos vídeos.


Contribua com o crescimento do nosso Canal no Youtube, não deixe de deixar o seu:

  • Like

  • Inscrever-se no Canal

  • Ativar as notificações para receber novidades quando postarmos novos vídeos.

Informações de como Realizar o Teste Básico de Ligar a Fonte ATX, leia mais sobre este assunto, abaixo.


Leia Mais sobre a Fonte:

Cuidados: Antes de ligar seu computador na rede elétrica, é de extrema importância verificar se o seletor de voltagem da fonte de alimentação corresponde à tensão da tomada da sua região (no Brasil, 115 V ou 230 V). Se o seletor estiver na posição errada, a fonte poderá ser danificada, assim como outros componentes da máquina.

Foto: Seletor de Voltagem - Importante a inspeção Visual para conferir se está de acordo com a voltagem da sua região

Seletor de Voltagem

Há modelos de fontes que são capazes de fazer a seleção automaticamente (Bivolt). Testes e análise de Defeitos – Exercício Prático é Fazer o teste da fonte Atx para saber se está ligando: Ligue a Fonte Atx através do modo manual fazendo o contato entre o fio verde (PowerOn) e fio Preto(Gnd) no conector Power Atx. (Em Caso de Dúvida, Veja no Vídeo o Teste Completo).


Fonte ATX Bivolt
Fonte ATX Bivolt

Para Realizar o Teste Básico de Ligar a fonte de energia, é essencial fazer a inspeção visual e localizar o conector power ATX 20 ou 24 Pinos. Localizar o fio de Função Ligar (Power_ON) na cor VERDE.

*Mantenha a Fonte Desligada da Tomada de Energia antes do teste final, porque o todo procedimento de encaixe do jumper com o clips deve ser feito com a fonte desligada, assim evitando curtos elétricos em caso de um erro seu.











"Muita Atenção" para Realizar o Teste.



1 - Para Realizar este teste será necessário fazer um "JUMPER" entre o fio Verde e Preto para ativar o comando de Ligar a Fonte.

2 - Este "JUMPER" pode ser feito com algum material como: Clips ou um fio de cobre.

3 - Localize os Fios Corretamente para encaixar o Jumper entre o Fio Verde e o Preto, conforme na imagem abaixo. Confira para fazer certo, se caso você encaixar no fio errado pode provocar um curto elétrico. Tem que ser exatamente no Fio VERDE e PRETO.

- Nota: Pode ser em qualquer fio preto? Sim, geralmente encaixamos no mais próximo ao fio verde, tem ser Fio Verde e o outro tem que ser um fio preto. Exatamente Isso, veja na figura abaixo.



Conector POWER ATX 24P - Jumper com o Clips entre Fio Verde com Preto

Antes de Ligar, lembramos aqui de novo, confira se a fonte tem seletor de voltagem alternada e coloque de acordo com a sua região se é 110V/220 ou 115/230V ou se é BIVOLT. Para não ocorrer erros é de extrema importância fazer esta verificação.

Após tudo certo ligue a fonte na tomada e faça a verificação se ela deu o START de Ligar e sua ventoinha começou a girar. Se caso isso acontecer a sua fonte está ligando (OK). E se caso de não Ligar? A fonte não está em funcionamento por algum outro motivo que deverá ser verificado com ferramentas adequadas por um técnico especializado neste assunto.

bottom of page