UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface. O Firmware instalado no Chip ROM BIOS da Placa Mãe é onde contem instruções de inicialização do Hardware, auto teste com o POST e comando de inicialização do Sistema Operacional. Quando os dispositivos são iniciados, a interface do firmware controla o processo de inicialização do computador e passa o controle para o Windows ou outro sistema operacional. A UEFI é uma substituição para a interface de firmware BIOS mais antiga e as especificações da EFI (Extensible Firmware Interface).
A UEFI faz o mesmo trabalho que o BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída), mas com uma diferença básica: ela armazena todos os dados sobre inicialização e início em um arquivo . efi, em vez de armazená-las no firmware.
Esse arquivo .efi é armazenado em uma partição especial chamada EFI System Partition (ESP) no disco rígido. Essa partição ESP também contém o carregador de boot.
A UEFI foi projetada para vencer as várias limitações do antigo BIOS, incluindo:
A UEFI da suporte a tamanhos de unidade de até 9 zetabytes.
A UEFI tem suporte a unidades discreto, enquanto o BIOS tem o suporte a unidades armazenado em sua ROM. Desse modo, atualizar o firmware do BIOS é um pouco difícil.
A UEFI oferece segurança, por exemplo, com o "Secure Boot" (Boot Seguro).
A UEFI roda em modo de 32 ou de 64 bits, enquanto o BIOS roda em modo de 16 bits. Por isso, a UEFI consegue fornecer uma GUI (de navegação com o mouse), diferente do BIOS, que somente permite a navegação com o teclado.
Benefícios da UEFI
O firmware que atende às especificações da UEFI 2.3.1 oferece os seguintes benefícios:
Habilidade de dar suporte aos recursos de segurança do Windows 10,11, como Inicialização Segura, Microsoft Defender Credential Guard e Microsoft Defender Exploit Guard. Todos exigem o firmware da UEFI.
Tempos de inicialização e retomada mais rápidos.
Habilidade de dar suporte mais facilmente a discos rígidos grandes (mais de 2 terabytes) e unidades com mais de quatro partições.
Suporte para implantação multicast, que permite que os fabricantes de computadores transmitam uma imagem de computador que pode ser recebida por vários computadores sem sobrecarregar a rede ou o servidor de imagens.
Suporte para drivers de firmware da UEFI, aplicativos e ROMs opcionais.
E o que a BIOS UEFI tem para oferecer?
As melhorias que a nova arquitetura da BIOS pode oferecer para o usuário são grandes. Não só a interface se torna mais intuitiva como os recursos de segurança foram revistos e ajustados. Além disso, os novos sistemas operacionais já estão sendo projetados para maior integração com a BIOS UEFI, a exemplo do Windows 10 e 11.
Esteticamente mais agradável
A principal mudança da BIOS UEFI está na interface com o usuário. Além de menus mais didáticos e opções mais claras, será possível utilizar o mouse para acessar as opções desejadas. Chega de ficar decorando atalhos e utilizando as setas direcionais para ter acesso às funcionalidades.
Além disso, outras cores poderão ser aplicadas para tornar o menu esteticamente mais agradável e destacar melhor informações como temperatura da CPU e frequência do clock, por exemplo.
Boot mais rápido
A utilização de discos SSD e de maior espaço de execução para UEFI permitirá que a inicialização dos dispositivos plugados à placa-mãe seja muito mais veloz do que ocorre na Bios Antiga.
Tag: o que é Bios UEFI
Commentaires