Blog Cursos, Notícias e Dicas sobre Informática e Tecnologias

O que é CFTV?

Publicado por Bruno Rodrigues em 06/02/2018 às 23h50

O que é CFTV? entenda! 

CFTV significa Circuito Fechado de Televisão, é o termo utilizado no Brasil que foi traduzido do nome original em Inglês CCTV (Closed Circuit Television). o que é circuito fechado de tv

Nesse artigo, você irá aprender sobre sistemas de CFTV analógicos e digitais e quais as principais características e vantagens de cada um deles.

Ao instalar câmeras de segurança em ambientes como shoppings, lojas, escolas, empresas ou outros locais do gênero e levar os cabos de cada uma das câmeras até uma central de gravação e monitoramento, você terá seu sistema fechado de televisão (CFTV) que pode gerar evidências gravadas do que se passa diante de cada uma das câmeras.

No princípio os sistemas de CFTV não podiam ser monitorados remotamente, era preciso ter operadores de monitoramente olhando para as telas em busca de algo suspeito, com a intenção de reagir apropriadamente de acordo com algum protocolo estabelecido pelo gerente de segurança.  

Hoje em dia o CFTV pode ser Monitorado Remotamente com Tecnologias Avançadas de Servidores em Nuvem e de Acesso Via DDNS, exige conhecimentos na configuração em Rede, Rotadores para liberação de acesso externo via Internet.

 

CFTV ajuda na prevenção de crimes

Uma das idéias do uso de sistemas de CFTV é evitar ou diminuir a incidência de crimes, uma vez que haja câmeras instaladas em locais fechados ou públicos há uma tendência de redução de crimes, pois devido ao fato do local estar sendo vigiado, o criminoso pensa duas vezes antes de agir.

Além da prevenção de crimes, um sistema de CFTV também permite que seja realizada uma investigação posterior para encontrar possíveis suspeitos gravados pelas câmeras durante ocorrencias específicas.

Atualmente é difícil dizer com 100% de certeza se você está ou não sendo monitorado quando anda por locais públicos pois com a fabricação massiva de câmeras de segurança é fácil encontrá-las instaladas em muitos lugares. É uma das áreas que mais cresce no Mercado.

Controle de tráfego e acidentes

Dificilmente você irá dirigir por uma estrada de uma cidade a outra sem ser monitorado por pelo menos uma câmera de segurança. Atualmente é bem comum encontrá-las instaladas em postes ao longo de grandes rodovias e até mesmo em ruas e avenidas de pequenas e grandes cidades.

 
Os sistemas de câmeras de segurança se tornaram ferramentas essenciais para controle de tráfego e acidentes em diversos locais do mundo, a partir de uma grande central de monitoramento é possível ver as imagens de todas as câmeras e agir rapidamente conforme a necessidade.
 

CFTV na indústria e comércio

Fábricas, montadoras e diversos outros tipos de empresas utilizam câmeras de segurança para monitorar processos de fabricação e locomoção de produtos, algumas utilizam até mesmo para controle de atividades desempenhadas por funcionários, com a intenção de manter um registro do que está acontecendo durante as horas de trabalho.

Lojas e comércios utilizam também os sistemas de CFTV para prevenirem os furtos ou terem registros de assaltos ocorridos no local. Possíveis questões jurídicas envolvendo clientes também são auxiliadas pelas imagens de CFTV.

 

É comum ter evidências gravadas de mal comportamento de funcionários que são utilizadas em processos judiciais, as imagens podem beneficiar tanto a empresa quanto o funcionário, tudo depende da situação registrada pelas câmeras de segurança no local onde ocorreu o evento,

 

Os primeiros sistemas de CFTV no mundo

O primeiro sistema de CFTV foi instalado pela empresa Siemens em 1942 na Alemanha para monitorar o lançamento de foguetes no período da guerra.

A primeira versão comercial de sistema de CFTV apareceu em 1949 nos EUA.

CFTV em 1973 - Yoichi Robert Okamoto, 1915-, Photographer (NARA record: 2987665

A princípio não era possível gravar as imagens, mas somente monitorar ao vivo o que estava acontecendo próximo às câmeras, anos depois, na década de 1970, os gravadores analógicos de fitas (video cassetes) começaram a se tornar populares e passaram a ser usados em sistemas de CFTV. 

Funcionamento do sistema de CFTV analógico

O conceito de sistemas tradicionais de CFTV analógico é bem simples, uma câmera deve ser conectada diretamente até um monitor através de cabos coaxiais que podem transportar o sinal analógico.

As primeiras câmeras de CFTV analógicas tinham resolução muito baixa, o que impossibilitava a observação detalhada de objetos e pessoas. 

A resolução em sistemas de CFTV analógicos é medida em linhas de TV, que representa a quantidade de linhas geradas e exibidas em um monitor.

Hoje em dia temos sistemas híbridos para suportar sistemas analógicos antigos e os atuais chamados AHD, uma Tecnologia que permite converter o sinal analógico para Digital através dos DVRS, para isso tem haver uma compatibilidade entre os fabricantes de CFTV.

 

Principais características Tecnologia AHD

  • Câmeras AHD podem ser conectadas diretamente com o monitor, exibindo imagens com precisão;
  • Tem mais compatibilidade com os sistemas analógicos tradicionais (em relação ao HDTVI e HDCVI);
  • Apesar de apresentar qualidade HD (720p) ou Full HD (1080p), a resolução das imagens e cores não são tão nítidas como nas outras tecnologias;
  • Arquitetura aberta;
  • Possui vários distribuidores no Brasil.
(Fonte: http://aprendacftv.com)

 

 

Obrigado Leitor por compartilhar conhecimento! Fique atento ao nosso Blog com novidades da área de CFTV!

Caso queira se especializar, se qualificar, acesse o site do Curso InfoBrap RJ>>> www.infobrap.com.br

 

 

Tags: o que e cftv

Enviar comentário

voltar para Blog Cursos, Notícias e Dicas sobre Informática e Tecnologias

show center fwR|left tsN fwR|show fwR center|c05||image-wrap|news login b01 fwB tsN fwR tsY c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|b01 c05 normalcase bsd|login news b01 normalcase c05 bsd|tsN normalcase c05|b01 c05 normalcase bsd|content-inner||news fl login