Blog Cursos, Notícias e Dicas sobre Informática e Tecnologias

Como limpar o seu computador seu computador, Manutenção de Pc

Publicado em 02/03/2017 às 15h38
Todo mundo aqui concorda que é importante manter limpos o seu ambiente de trabalho, seu quarto e sua casa. O grande problema é que acabamos nos preocupando mais em tirar a sujeira que está visível e esquecemos de procurar onde ela mais se esconde. Se por acaso você já precisou abrir o seu computador, com certeza já descobriu que uma boa quantidade de poeira se acumula dentro do gabinete. E aí surgem sempre as mesmas perguntas: como limpar? o que usar? o que posso e o que não posso fazer?
A foto a seguir mostra como pode estar o seu computador nesse exato momento. E olha que esta nem é uma das piores fotos que eu consegui encontrar por aqui.
 
 
Para responder a essas e muitas outras perguntas, inicio aqui uma série de dicas que vão ser muito úteis na hora de realizar a limpeza e manutenção preventiva do seu computador. Continue lendo e descubra como deixar o seu computador completamente limpo e livre dos problemas causados por essa sujeira.
 

Que tipo de problemas um computador sujo pode causar?

Se você é um profissional extremamente técnico, deve responder essa pergunta dizendo que a sujeira pode causar problemas de contato entre os componentes, degradação de dispositivos, falhas de leitura, corrosão, superaquecimento e em casos mais extremos pode até queimar um chip ou placa, já que a poeira é condutora de energia e quando acumulada pode fechar um circuito que deveria estar isolado.
Se você não compreende muito esse papo técnico, posso te afirmar que a sujeira acumulada dentro de um gabinete pode ser o motivo de alergias, infecções respiratórias e vários outros problemas relacionados. Este é outro importante motivo para que tenhamos sempre a preocupação de manter o seu computador sempre limpo.
 

Como limpar um computador?

Vamos começar as dicas de limpeza com um dos elementos do computador que mais acumula sujeira: o gabinete. O motivo de tanta poeira dentro de um gabinete é simples: os coolers/ventoinhas devem criar uma corrente de ar contínua para que a CPU e outros componentes não sofram um superaquecimento. Essa circulação natural faz com que a sujeira veja junto. A situação se agrava ainda mais nos casos em que o gabinete fica posicionado abaixo da mesa, mais perto do chão. O simples movimento de pessoas passando por perto levanta a sujeira que é sugada para dentro do gabinete.
 
E nem pense em tentar diminuir a entrada de ar para diminuir a captação de sujeira, pois isso pode causar problemas ainda mais graves de superaquecimento e diminuir consideravelmente a vida útil do computador.
O primeiro passo é abrir o gabinete. Antes disso, assegure-se de que o computador está completamente desligado e solte todos os conectores da traseira do gabinete, começando pelo cabo de força. Depois solte os parafusos da parte traseira (se existirem) e abra o compartimento lateral que dá acesso aos componentes internos.
 
É importante lembrar que para garantir que o contato das suas mãos com os componentes internos não causem nenhum dano a eles, é preciso usar uma pulseira anti-estática que vai eliminar todo e qualquer acúmulo de cargas do seu corpo e manter o equilíbrio necessário. Você pode encontrar essas pulseiras em várias lojas especializadas em material de manutenção de computadores ou eletrônicos e geralmente elas custam entre R$8 e R$20.
 
 
 
Agora vem a tarefa mais complicada, delicada e trabalhosa: retirar toda a poeira que está acumulada dentro do gabinete. Utilize um pincel com cerdas finas e maleáveis para tirar o excesso de poeira sobre os componentes e jogar tudo para um canto. Depois utilize um pequeno aspirador de pó para capturar toda a sujeira. Mas cuidado! Não utilize um aspirador daqueles que usamos para limpar a casa, já que os equipamentos maiores podem gerar muita estática, e já vimos que isso é prejudicial. O mais recomendado nesses casos são pequenos aspiradores que servem para essa finalidade.
 
 
 
Sei que o procedimento é um tanto quanto demorado, mas vai valer a pena ter o seu computador sempre limpo, pois isso previne cerca de 70% dos problemas de travamento por falhas de contato. Se por acaso você precisar recolher sujeiras menores que porventura o aspirador não dá conta, utilize um pano seco e que não solte fios ou então cotonetes, mas nunca se esqueça de jamais molhar os componentes nessa fase com qualquer tipo de produto.
Se você repetir esse procedimento periodicamente de dois em dois meses, com certeza vai aumentar bastante a vida útil de todos os componentes. Um outro tipo de limpeza requer um pouco mais de paciência e habilidade, e inclui a remoção das placas para a limpeza dos contatos, mas isso nós só vamos discutir no artigo da próxima semana. Até lá!
 
Fonte: TechTudo
 
 

 

Enviar comentário

voltar para Blog Cursos, Notícias e Dicas sobre Informática e Tecnologias

show center fwR|left tsN fwR|show fwR center|c05||image-wrap|news login b01 fwB tsN fwR tsY c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|b01 c05 normalcase bsd|login news b01 normalcase c05 bsd|tsN normalcase c05|b01 c05 normalcase bsd|content-inner||news fl login